Pesquisa quantitativa e qualitativa com usuários

Woop Sicredi

Woop Sicredi

O objetivo da pesquisa era reduzir a incerteza sobre o potencial de interesse do público-alvo para um produto financeiro digital e fundamentado no cooperativismo.

Por que fazer essa pesquisa?
Considerando um novo contexto do mercado financeiro, com novos formatos de oferta de produtos, a DEx01 propôs uma pesquisa que visava entender a relação das pessoas com esses novos produtos e como elas enxergam o cooperativismo.

Entendendo que existia um desconhecimento sobre os mecanismos de consumo da geração digital (18 a 34 anos) e sua atitude quanto a temas como cooperativismo, precisávamos  entender, de forma científica, qual a real relação das pessoas com esses temas.

O objetivo da pesquisa era reduzir a incerteza sobre o potencial de interesse do público-alvo para um produto financeiro digital e fundamentado no cooperativismo.

Por que fazer essa pesquisa?
Considerando um novo contexto do mercado financeiro, com novos formatos de oferta de produtos, a DEx01 propôs uma pesquisa que visava entender a relação das pessoas com esses novos produtos e como elas enxergam o cooperativismo.

Entendendo que existia um desconhecimento sobre os mecanismos de consumo da geração digital (18 a 34 anos) e sua atitude quanto a temas como cooperativismo, precisávamos  entender, de forma científica, qual a real relação das pessoas com esses temas.

Uma empresa com a missão de preparar pessoas e organizações para um futuro mais analítico. Pesquisadores e cientistas que investigam o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, desenvolvem metodologias e criam práticas para acelerar a propagação da cultura analítica.

Por que fazer essa pesquisa?
Considerando um novo contexto do mercado financeiro, com novos formatos de oferta de produtos, a DEx01 propôs uma pesquisa que visava entender a relação das pessoas com esses novos produtos e como elas enxergam o cooperativismo.

Entendendo que existia um desconhecimento sobre os mecanismos de consumo da geração digital (18 a 34 anos) e sua atitude quanto a temas como cooperativismo, precisávamos  entender, de forma científica, qual a real relação das pessoas com esses temas.

O objetivo da pesquisa era reduzir a incerteza sobre o potencial de interesse do público-alvo para um produto financeiro digital e fundamentado no cooperativismo.

Por que fazer essa pesquisa?
Considerando um novo contexto do mercado financeiro, com novos formatos de oferta de produtos, a DEx01 propôs uma pesquisa que visava entender a relação das pessoas com esses novos produtos e como elas enxergam o cooperativismo.

Entendendo que existia um desconhecimento sobre os mecanismos de consumo da geração digital (18 a 34 anos) e sua atitude quanto a temas como cooperativismo, precisávamos  entender, de forma científica, qual a real relação das pessoas com esses temas.

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Entender a relação das pessoas com as instituições financeiras, quais produtos são mais importantes e a posição do público perante o cooperativismo.

Entender a relação das pessoas com as instituições financeiras, quais produtos são mais importantes e a posição do público perante o cooperativismo.

Entender a relação das pessoas com as instituições financeiras, quais produtos são mais importantes e a posição do público perante o cooperativismo.

Entender a relação das pessoas com as instituições financeiras, quais produtos são mais importantes e a posição do público perante o cooperativismo.

Entender a relação das pessoas com as instituições financeiras, quais produtos são mais importantes e a posição do público perante o cooperativismo.

Metodologia
Partimos de quatro hipóteses construídas em conjunto com o cliente e com as quais podíamos analisar e relacioná-las.
A pesquisa foi construída em 3 momentos distintos: uma análise de mercado, conduzida através de uma Desk Research; entrevistas qualitativas com o objetivo de coletar insumos para uma survey online; pesquisa quantitativa abrangendo todo o território brasileiro.


Desk research
Fizemos uma pesquisa exploratória com o objetivo de coletar insumos já disponibilizados na internet para levantar informações sobre cooperativismo e hábitos financeiros. Utilizamos bases de dados como EBSCO e CAPES, pesquisas publicadas em veículos comerciais e artigos acadêmicos.


Entrevista qualitativa
Métodos qualitativos normalmente se baseiam em observação: você observa o que os usuários fazem e aprende sobre comportamentos durante o processo. As entrevistas podem nos dar o direcionamento de porquê um problema acontece e também como resolvê-lo.
A análise dos resultados é curada pontualmente, já que precisamos analisar tudo o que foi dito, desde o contexto em que foi dito até a forma como foi colocado, para então, extrair o insumo significativo para o produto.

Metodologia
Partimos de quatro hipóteses construídas em conjunto com o cliente e com as quais podíamos analisar e relacioná-las.
A pesquisa foi construída em 3 momentos distintos: uma análise de mercado, conduzida através de uma Desk Research; entrevistas qualitativas com o objetivo de coletar insumos para uma survey online; pesquisa quantitativa abrangendo todo o território brasileiro.


Desk research
Fizemos uma pesquisa exploratória com o objetivo de coletar insumos já disponibilizados na internet para levantar informações sobre cooperativismo e hábitos financeiros. Utilizamos bases de dados como EBSCO e CAPES, pesquisas publicadas em veículos comerciais e artigos acadêmicos.


Entrevista qualitativa
Métodos qualitativos normalmente se baseiam em observação: você observa o que os usuários fazem e aprende sobre comportamentos durante o processo. As entrevistas podem nos dar o direcionamento de porquê um problema acontece e também como resolvê-lo.
A análise dos resultados é curada pontualmente, já que precisamos analisar tudo o que foi dito, desde o contexto em que foi dito até a forma como foi colocado, para então, extrair o insumo significativo para o produto.

Metodologia
Partimos de quatro hipóteses construídas em conjunto com o cliente e com as quais podíamos analisar e relacioná-las.
A pesquisa foi construída em 3 momentos distintos: uma análise de mercado, conduzida através de uma Desk Research; entrevistas qualitativas com o objetivo de coletar insumos para uma survey online; pesquisa quantitativa abrangendo todo o território brasileiro.


Desk research
Fizemos uma pesquisa exploratória com o objetivo de coletar insumos já disponibilizados na internet para levantar informações sobre cooperativismo e hábitos financeiros. Utilizamos bases de dados como EBSCO e CAPES, pesquisas publicadas em veículos comerciais e artigos acadêmicos.


Entrevista qualitativa
Métodos qualitativos normalmente se baseiam em observação: você observa o que os usuários fazem e aprende sobre comportamentos durante o processo. As entrevistas podem nos dar o direcionamento de porquê um problema acontece e também como resolvê-lo.
A análise dos resultados é curada pontualmente, já que precisamos analisar tudo o que foi dito, desde o contexto em que foi dito até a forma como foi colocado, para então, extrair o insumo significativo para o produto.

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"Pesquisa é troca: tu aprende a cada
nova conversa e eles (os usuários) saem satisfeitos por poderem ajudar."

Nathi Alves, UX Manager da DEx01

"Pesquisa é troca: tu aprende
a cada nova conversa e eles
(os usuários) saem satisfeitos
por poderem ajudar."

Nathi Alves, UX Manager da DEx01

"Pesquisa é troca: tu aprende a cada nova conversa e eles (os usuários) saem satisfeitos por poderem ajudar."


Nathi Alves, UX Manager da DEx01

A qualitativa serve pra nos ajudar a entender coisas que a quantitativa não vai nos dizer. Com essas conversas, a gente aprende coisas que podem afetar a usabilidade e também o desejo de usar um sistema.

Aplicação
Conduzimos as pesquisas da seguinte forma: produzimos um plano de pesquisa, traçando objetivos e a amostra necessária para que a quali seja conduzida da melhor forma; recrutamos usuários que queiram participar e que tenham o perfil específico que procuramos; aplicamos a entrevista em profundidade, considerando o usuário, um moderador e um analista responsável pela anotação das conclusões; compilamos todos os resultados em uma planilha; produzimos um relatório com todos os insights coletados nas entrevistas.

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Survey Online

A pesquisa quantitativa, resumindo, é tudo o que podemos medir. Nós fazemos perguntas e obtemos apenas respostas para as informações que pedirmos.

Essa pesquisa não nos diz como corrigir os problemas, pois é apenas uma representação numérica e os números não consideram o contexto de uso. Mas nos ajuda a identificar comportamentos em diversos locais do país e nos dá mais segurança quando estivermos pensando em um novo produto ou uma nova funcionalidade.

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Sempre em evolução

Com base nas pesquisas foram identificados insights que ajudaram na criação e desenvolvimento do app que está disponível para download nas lojas de aplicativos.

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Com base nas pesquisas foram identificados insights que ajudaram na criação e desenvolvimento do app que está disponível para download nas lojas de aplicativos.

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